Boituva, 21 de abril de 2022 – Em resposta à indagação feita pelo Vereador Tiago na tribuna da Câmara Municipal na última segunda-feira, a direção do Hospital São Luiz vem através dessa nota esclarecer o ocorrido na semana anterior quando foi convocada pelo Conselho de Municipal de Saúde para fazer uma prévia das contas referentes ao mês de fevereiro.

Como de praxe, sempre que a direção do HSL era convocada para discutir as contas antes do evento oficial quadrimestral de prestação de contas previsto no contrato anterior, findo em março de 2022, essas reuniões eram feitas de maneira informal e em sala de reunião, com duração de no máximo 1 hora, onde de maneira muito proveitosa eram feitas observações que ajudavam a assertividade no momento de fazer a apresentação oficial. Os eventos de prestação de contas quadrimestrais costumam ser filmados e divulgados ao vivo nos canais competentes. Contudo, para surpresa de nossa entidade, quando nossa equipe compareceu na reunião convocada para o dia 13 de abril, não se tratava de evento informal e restrito, e sim de formatação idêntica ao da prestação quadrimestral de contas, para o qual não havíamos sido informados ou reservado tempo e material para uma apresentação adequada. Por esse motivo solicitamos reagendamento do evento a fim que pudéssemos dedicar o tempo e preparação necessários.

Reforçamos nosso interesse em promover um trabalho pautado na mais absoluta transparência e, para tanto, disponibilizamos abertamente ao público nossas contas em nosso portal (https://www.hospitalsaoluiz.org.br/transparencia.html). Esse é um trabalho contínuo que está sendo aperfeiçoado e esperamos tão logo quanto possível disponibilizar prestações de contas mensais de forma simples e objetiva, a fim de que qualquer cidadão possa ter acesso e entender a destinação dada às verbas municipais que são repassadas ao HSL para manutenção do serviço SUS na cidade.

Iniciamos no ano de 2021 uma reestruturação profunda sem precedentes em nossa entidade buscando melhoria na qualidade e segurança dos atendimentos, e passamos a dedicar tempo também para comunicar todas essas mudanças, estreitando laços de trabalho com a equipe da secretaria da saúde, que culminou na renovação do contrato de prestação de serviços em março último. Que não restem dúvidas, o nosso objetivo, assim como de todos os envolvidos (Prefeitura, vereadores, etc) é a promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos boituvenses.

O HSL é sem dúvida nenhuma uma entidade sem fins lucrativos, mas não subsistiria exclusivamente do custeio bancado pela Prefeitura. Infelizmente, como se pode observar durante a pandemia, mesmo com os aditivos feitos ao hospital, ainda sim consumimos recursos próprios advindos dos convênios médicos para cobrir déficit de custeio do sistema SUS, recursos esses que deveriam estar sendo destinados à compra de equipamentos, renovação e adequação de instalações, etc, para dar justamente conforto aos nossos pacientes e um ambiente seguro de trabalho para nossos profissionais, que hoje ultrapassam a casa de 300 pessoas, entre funcionários próprios e prestadores de serviço.

Conforme convite feito ao Conselho de Saúde, membros da Câmara Municipal, Estadual e Federal, o HSL dispõe do programa Portas Abertas, onde recebemos todos aqueles interessados em conhecer o trabalho desenvolvido pela entidade, nossos desafios diários e metas que almejamos alcançar para nos tornarmos muito em breve um hospital com pronto socorro referência em trauma.

Deixamos desde já clara a nossa intenção em atuar junto ao Conselho Municipal de Saúde como um colaborador técnico, conforme previsto em seu regimento, a fim de contribuir para um uso eficiente dos recursos municipais.

Atenciosamente

Direção Executiva

Hospital São Luiz – Fundação João Luiz Labronici

Nota ao Vereador Tiago e demais membros do Conselho Municipal de Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *