Diante da matéria jornalística veiculada no Jornal Cidade de Boituva na data de 27 de maio de 2022, o Hospital São Luiz vem a informar a realidade dos fatos, ora alegados pelo Sr. Marcelo Henrique da Silva em face ao atendimento de seu sobrinho, junto ao Pronto Atendimento deste hospital.

O paciente deu entrada no Pronto Atendimento do HSL, através do Serviço de Resgate do Corpo de Bombeiros, por volta das 01h:55min, sem a documentação de identificação, apenas informando ser estado de embriaguez.

Após incessantes buscas, o HSL obteve êxito na localização de familiares do paciente e sua genitora compareceu ao hospital por volta das 02:30min do mesmo dia.

A equipe médica, responsável pelo Pronto Atendimento, solicitou a realização de um exame de tomografia para um diagnóstico mais preciso. Confirmado o trauma, foi solicitada vaga no Sistema CROSS-SUS, para a transferência do paciente a hospital referência em traumas, o que se realizou.

Atualmente o HSL, não mais possui capacidade de transferência intermunicipais de pacientes, por meio de ambulâncias, visto que a municipalidade decidiu pela contratação de serviço de ambulâncias terceirizado, cabendo exclusivamente à prestadora dos serviços, a realização do transporte de nossos pacientes para outros hospitais, com tempo de atendimento explícito no contrato da prestadora com Prefeitura de Boituva/SP.

Ao HSL, restou apenas a possibilidade de transporte de pacientes dentro do próprio município de Boituva, o que o faz com toda presteza.

Informamos que até a presente, não há no HSL o serviço de Pronto Socorro, com equipes médicas e equipamentos compatíveis para esse atendimento, porém, recebemos inúmeros pacientes que necessitam de Atendimento de Serviço de Pronto Socorro, sendo estes, transferidos para hospitais com maiores recursos e infraestrutura.

Nossa busca constante por condições de atendimentos de maiores complexidades, vem sendo o objetivo principal do HSL, que atualmente em reestruturação das equipes técnicas e administrativas, já está colhendo frutos, pois finalizamos com recursos próprios do HSL, um dos projetos, o de elevação energética a possibilitar a instalação de novos equipamentos, dentre estes um tomógrafo e arco cirúrgico, de forma a fornecer cada dia melhor atendimento.

O HSL está ciente de que dispensou ao paciente, sobrinho do Sr. Marcelo, o atendimento compatível ao Pronto Atendimento, inclusive realizando o transporte para a realização do exame de tomografia e após laudo, solicitando imediatamente a transferência CROSS-SUS.

 Lamentamos o ocorrido com o jovem, e nos solidarizamos com a dor de seus familiares.

Nota do Hospital São Luiz sobre reportagem do Jornal Cidade de Boituva veiculada em 27 de maio de 2022

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