Boituva, 31 de janeiro de 2022 – O Hospital São Luiz faz um alerta à população sobre os reflexos da escalada dos casos de Covid-19 na capacidade de absorção dos hospitais da região em receber pacientes SUS nas UTIs através do sistema de vagas CROSS.  

No último sábado o Brasil registrou a maior média móvel de mortes por Covid-19 desde setembro segundo o consórcio formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até as 20h. Foram 523 óbitos, uma média 243% maior que o cálculo de duas semanas atrás, o que demonstra tendência de alta.

Em janeiro, além do movimento em média 60% maior no serviço de Pronto Atendimento Adulto, o Hospital São Luiz registrou uma disparada de 40% nas internações por quadro respiratório.

Segundo informa a Direção Técnica da entidade, em novembro foram registrados 10 casos de internação com quadro respiratório leve/moderado durante os 30 dias. Já em janeiro houve uma elevação para 25 casos de internação até então justificados pela grande exposição nas festas de final de ano. Desses 25 casos, 50% são quadros graves com necessidade de transferência para vagas de UTI. Contudo, aqueles pacientes SUS que dependem da fila de espera do sistema CROSS para encontrar vagas em hospitais da região, estão tendo muita dificuldade para a transferência.

Tempos médios de espera do SUS para Vagas de UTI do sistema CROSS nos casos de Síndrome Gripal registrados pelo Hospital São Luiz:

Setembro/21: 4 pacientes – média de espera: 1 dia

Outubro/21: 3 pacientes – média de espera: 5 dias (1 paciente esperou 7 dias)

Novembro/21: 1 paciente – média de espera: 6 horas

Dezembro/21: 4 pacientes – média de espera: 2 dias

Janeiro/22: 10 pacientes – média de espera: 4 dias, havendo ainda 4 pacientes aguardando no hospital.

Essa disparada de casos de síndromes gripais volta a congestionar as vagas de UTI da região e prejudica ainda a possibilidade de transferência dos casos graves que não estão relacionados ao Covid-19. No domingo à noite, dia 30/01, o Hospital São Luiz possuía 6 pacientes graves do SUS aguardando vaga UTI, 4 deles aguardando UTI COVID e demais aguardando UTI convencional.

Esses pacientes que estão à espera da vaga em UTI recebem todos os cuidados da equipe do hospital que incluem enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e principalmente do médico emergencista, profissional chave na linha de frente das urgências e emergências, que passou a fazer parte da escala médica da entidade desde abril de 2021.

A Direção Técnica do Hospital São Luiz reforça o apelo à população para seguirem os protocolos sanitários e manterem distanciamento social. Apesar da grande maioria dos casos de Covid-19 apresentarem sintomas mais leves, ainda existe uma parcela que é afetada de maneira mais grave. A superlotação das UTIs traz de volta o fantasma da falta de recursos vivenciada pelos sistema de saúde em 2020.

Avanço da nova onda da Covid-19 e os impactos na lotação das UTIs da região

One thought on “Avanço da nova onda da Covid-19 e os impactos na lotação das UTIs da região

  • 1 de March de 2022 at 10:42
    Permalink

    Precisamos estar atentos a protocolos medico/ hospitalares. Na área de saúde, costumamos ter parâmetros Internacionais sobre situações de doenças.
    A sociedade Mundial parece estar dominando esse vírus COVID-19, onde deve ser matéria de tratamento com protocolos sempre renovados.
    VIDE link de matéria onde Países já consideram a COVID-19 endemia.
    Ao longo das últimas semanas, países como Reino Unido, França, Espanha e Dinamarca decidiram que a covid-19 não será mais encarada com uma pandemia e começará a ser tratada como uma endemia em seus territórios.
    https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60253747

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *