Na última quinta-feira, 29 de julho, Dr. Jaime Sauda infectologista do hospital, ministrou a palestra on-line com o tema “Hepatites Virais” para seus colaboradores. O objetivo da palestra foi alertar os colaboradores os tipos de hepatites, prevenção e tratamentos.

A Hepatite é uma doença viral causada através da contaminação sanguínea com o compartilhamento de materiais cortantes, por relações sexuais, alimentos contaminados e uso de alguns medicamentos ou drogas. Trata-se de uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas, deste modo a necessidade de ir ao médico periodicamente e fazer exames de rotina.

“No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco das doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite e manter as vacinas para hepatite A e B em dia.” (Fonte: Ministério da Saúde)

Julho amarelo – A palestra faz parte da campanha marca o mês de conscientização e prevenção às hepatites virais promovidos pela CIPA. O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é comemorado dia 28 de julho. A data foi instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde em 2010 e visa a conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.

Palestra no HSL alerta sobre as Hepatites virais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *