Boituva, 31 de dezembro de 2021 – O Hospital São Luiz comunicou em nota oficial, no início da semana, um aumento na demanda por serviços de pronto atendimentos na ordem de 60% desde o início do período de festas, número esse muito acima do normal e da capacidade instalada da entidade (200 pronto atendimentos/dia para adultos e jovens acima de 12 anos), situação essa que se repete não só em nosso município mas em todo o Estado de São Paulo, não excluindo hospitais de referência particulares que também acusaram um tempo de espera de várias horas. A diretoria técnica do Hospital São Luiz entende ser de extrema importância alertar a população de Boituva sobre o aumento da demanda de atendimento por pacientes com Síndromes Gripais, assim como o aumento de casos de suspeitas de COVID-19 e da gripe H3N2. O Hospital São Luiz faz um trabalho essencial de pronto atendimento à população deste município e da região, bem como ao acolhimento da população flutuante que aqui se encontra em férias ou em visita para a passagem de final de ano. Com a flexibilização da pandemia e o afrouxamento das medidas de prevenção, houve um acréscimo significativo da disseminação viral. A equipe do hospital vem se desdobrando para manter um atendimento de excelência, mas precisa da colaboração dos munícipes no sentido de não abandonarem as medidas de prevenção que permanecem as mesmas aplicadas à COVID-19, pois, no caso da H3N2, trata-se de vírus respiratório com transmissão semelhante, por gotículas, durante a fala, tosse, espirro e por contato com secreções respiratórias. É necessário manter o distanciamento entre as pessoas, o uso de máscara, a lavagem constante das mãos, assim como evitar aglomerações. A OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu alerta para o Brasil sobre a disparada da COVID-19 e casos de suspeita por conta dos sintomas respiratórios em 29 de dezembro último. A Fundação Luiz João Labronici, entidade filantrópica, sem fins lucrativos e mantenedora do Hospital São Luiz, informou que agora não é o momento de reduzir esforços no combate à pandemia e que já notificou a Prefeitura sobre a necessidade de manter os recursos. Hoje a Fundação está usando parte do ganho oriundo dos convênios para subsidiar a frente de trabalho do COVID-19 para os pacientes SUS sob pena de não diminuir a qualidade do atendimento e aguarda o retorno do recesso da Prefeitura na primeira semana de janeiro para finalizar a renovação do aditivo COVID-19, dentre outras necessidades. Durante o recesso do final de ano (31/12 até 02/01) o Hospital São Luiz permanece aberto 24h como único ponto de atendimento para a população, inclusive para os pacientes com sintomas de doenças respiratórias. Hospital São Luiz em números (média anual): Atendimento de 4 mil pacientes em consultas ambulatoriais, 200 mil atendimentos em enfermagem, 2 mil atendimentos de ortopedia, quase 40 mil exames de imagem e laboratoriais, além de aproximadamente 3 mil internações, mais de 1300 cirurgias eletivas, mais de 100 mil consultas em Pronto-Atendimento, além dos quase 3 mil exames em recém-nascidos. No início do próximo ano será definido novo quadro executivo por parte dos membros da Curadoria da Fundação para a gestão 2022, conforme prevê o estatuto. Esse tipo de rotatividade é comum com revezamento de responsabilidades, sem que haja mudança no quadro de curadores. O Hospital São Luiz trabalha incansavelmente para oferecer um atendimento de qualidade a todos e acredita no firme propósito de que Boituva merece um sistema de saúde compatível com sua população.
Hospital São Luiz na frente de combate às doenças respiratórias (COVID-19 e Influenza A H3N2)