Boituva, 18 de Novembro de 2021 – A partir do dia 01 de dezembro o Hospital São Luiz, mantido pela Fundação Luiz João Labronici, irá promover a adesão ao Projeto Porta Única, ou seja, tanto os pacientes do sistema SUS quanto aqueles particulares ou pertencentes a convênios médicos irão dispor da mesma recepção física.
Esse formato de acolhimento unificado, além de ser previsto em norma, permitirá um atendimento igualitário e de qualidade para todos, vindo de encontro aos objetivos da Fundação que, dentro dos princípios da filantropia, preza pelos princípios da universalidade, equidade e integralidade.
Na prática, isso significa que as duas recepções existes hoje no Hospital terão seu fluxo de atendimento alterados:
⁃ Porta Única Adulto (Rua Mario Rudi): atendimentos Pronto-Atendimento para pacientes acima de 12 anos.
⁃ Porta Única Materno-Infantil (Rua Assunta Sanson Labronici): atendimentos Pronto-Atendimento de gestantes e crianças menores de 12 anos.
Para Juliana Fiuza, administradora do Hospital São Luiz, “a importância da unificação vai além, pois já irá prever também o preparo técnico da equipe numa eventual situação de piora do cenário pandêmico, onde crianças e gestantes já estarão sendo priorizados”.Segundo Fátima Lotério, diretora executiva da Fundação, “a Porta de Pronto Atendimento Adulto é a semente que poderá, após pactuações fomentadas pelo poder público e pela iniciativa privada – e destaque-se aí o trabalho que o colégio de curadores vem promovendo para arrecadação de fundos – estabelecer a migração para um serviço de Pronto Socorro com mais recursos”.
Mas as alterações não ficam apenas na questão do fluxo de atendimento. O Hospital também anunciou a reestruturação e mudança de escalas da Equipe Médica da Pediatria a partir de dezembro. “Esse tipo de alteração é normal em qualquer instituição médica, e faz parte das dores da evolução. O importante é garantirmos a segurança, a continuidade e a qualidade dos atendimentos” reforça ainda Juliana.