Boituva, 03 de Dezembro de 2021 – O Hospital São Luiz, entidade filantrópica sem fins lucrativos mantida pela Fundação Luiz João Labronici, anunciou ontem através de nota oficial feita por sua Diretora Executiva, Sra. Fátima Lotério, uma série de medidas estruturantes iniciadas no decorrer do ano de 2021 e cuja finalização acontece agora no mês de dezembro.

As mudanças no formato de gestão levaram às alterações na Direção Técnica e nas Coordenações Administrativa, de Enfermagem, do Pronto Atendimento (incluindo equipe) e da Pediatria. Além disso, foi contratado, em caráter experimental desde abril, um médico emergencista, que é um profissional capacitado para situações de urgência, priorizando o atendimento dos pacientes conforme sua gravidade e responsável, quando necessário, pela estabilização do paciente e sua transferência para um serviço especializado.

Uma alteração dessa magnitude não teria como passar desapercebida e, conforme salienta a Diretora Executiva, “gostaríamos que a população compreendesse que todas essas mudanças são absolutamente positivas e necessárias para podermos prestar um bom serviço, ainda que tenhamos limitações de equipamentos e recursos. Estamos trabalhando incansavelmente para modernizar nossa estrutura e ampliar os tipos de serviços prestados”.

A recepção principal do hospital localizada à Rua Mario Rudi está passando por reformas e já vai ser liberada para uso na próxima semana. Segundo Fátima, tal reforma não teria acontecido sem a boa vontade de empresários da cidade que gentilmente cederam o material, além da doação de um equipamento de ar-condicionado feita pela Câmara Municipal.

O anúncio da adesão ao Projeto Porta Única feito recentemente pelo hospital em cumprimento à portaria 239 de 2011 do Ministério da Saúde, que implica em uma recepção exclusiva para pacientes gestantes e crianças e outra recepção dedicada ao pronto atendimento adulto e de crianças, a partir de 12 anos – independentemente se o paciente é SUS, conveniado ou particular – gerou surpresa aos boituvenses. Muitos ainda têm dúvidas sobre o benefício desse novo formato igualitário de atendimento e, por isso, o hospital tratou de divulgar um vídeo explicativo em seus canais de comunicação nas mídias sociais, onde esclarece que “o que irá diferenciar um paciente com convênio é, num caso de necessidade de internação, a existência de vaga em quarto ou disponibilidade de vaga em UTI. O convênio irá acomodar em Boituva ou em outro hospital conveniado que tenha o recurso necessário. O paciente do SUS que precise de um recurso não existente em nosso hospital entra para a fila da vaga CROSS, que é transferência para outro hospital definido pelo SUS de acordo com o nível de prioridade. A vaga CROSS pode levar dias ou até mesmo semanas para surgir, e independe da vontade da equipe médica local, que trabalha para que esse encaminhamento seja o mais rápido possível”.

Esse novo fluxo de atendimento com uma recepção dedicada às gestantes e crianças foi um ponto decisivo para desencadear mudanças nas escalas da equipe de Pediatria do hospital. O novo modelo das escalas, que segue recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, elimina os chamados “plantões à distância”. Agora o hospital contará com médico especialista em Pediatria 24h por dia e de forma totalmente presencial. Antes o hospital dispunha de vários médicos com experiência no atendimento infantil, mas contava com apenas 2 especialistas em Pediatria em sua equipe. Agora, ganha 8 novos especialistas que se somam aos 2 pediatras da antiga equipe, contando inclusive com um neonatologista (especialista em recém-nascidos), além de outros 10 novos médicos experientes no atendimento de crianças, reforçando assim as escalas.

Para Juliana Fiusa, administradora do Hospital São Luiz, “não se trata apenas de substituição de profissionais, a nova coordenação está implantando protocolos de atendimento, ou seja, a padronização de condutas médicas, mirando no que há de mais moderno e mais humanizado”. Para isso sua equipe está trabalhando firme e já conseguiu empenhar, através de emendas com previsão de realização em 2022, a aquisição de equipamentos de apoio ao recém-nascido, essencial para o atendimento de bebês que precisam ser transferidos para UTI em outros centros, através do Deputado Danilo Balas, e um reanimador neonatal através do Vereador Uca.

No próximo dia 9 de dezembro, o governador do Rotary Club de Boituva Sul virá entregar os certificados de treinamento e novos uniformes para a equipe de recepção, guarita e controle de acesso do hospital, que participaram do projeto “Humanizar para Salvar Vidas”. Foram quatro horas de treinamentos e dinâmicas, abordando temas importantes como motivação, trabalho em equipe, melhoria de comunicação e atendimento ao público. De acordo com Erica Garcia, membro da Curadoria que mantém o hospital e responsável por trazer a equipe do Rotary para essa empreitada, “não podemos descuidar do nosso time de recepção, pois é importante que todos entendam a importância do rápido e correto acolhimento do paciente e façam o seu melhor para minimizar o sofrimento alheio”.

O Hospital São Luiz de Boituva passa por reformulação médico-administrativa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *