Boituva, 27 de dezembro de 2021 – O Hospital São Luiz registrou durante o último final de semana um aumento significativo de pacientes buscando atendimento. Segundo Juliana Fiusa, administradora do Hospital, “os números são impressionantes, saltando de uma média de 500 atendimentos por final de semana antes do período de festas para 809 atendimentos entre os dias 25 e 26 de dezembro, ou seja, um aumento de mais de 60%”.
Após levantamento de números nota-se que houve um aumento da população flutuante de Boituva nos períodos de festas e feriados, ocasionando um fluxo desproporcional no serviço de Pronto Atendimento do hospital, especialmente agora que as pessoas estão vacinadas e se sentindo mais à vontade para sair de casa.
As maiores queixas registradas são os casos de traumas/ortopedia, doenças cardiovasculares (infarto, AVC e trombose), sintomas gripais e sintomas de doenças gastrointestinais (diarreia e vomito), informa a direção clínica do hospital. A equipe do Hospital São Luiz está se desdobrando para atender todos os casos, respeitando a prioridade dos casos mais graves com risco de morte, porém é importante que a população saiba que os outros serviços médicos do município estão funcionando, tais como as UBSs e o CAEC (dedicado ao atendimento de sintomas gripais), evitando assim uma sobrecarga no fluxo do hospital.
Por outro lado, a instauração de uma recepção exclusiva para atendimento Materno-Infantil desde 01 de dezembro, tanto para pacientes SUS quanto conveniados, tem mostrado bons resultados com o aumento de atendimentos de pacientes de convênio, uma demonstração clara de que o serviço de Pediatria tem melhorado e atraído pacientes que antes buscavam serviço diretamente em outros hospitais da região.